Arquitetura Orgânica

Projeto humanizado

Historicamente, talvez poderíamos recordar do “carpe diem”, quando a sociedade européia exclamava por aproveitar o dia como se fosse o seu último (por medo das pestes e da guerra). E a sociedade buscava identidade, onde o ser humano fosse a escala. Isso veio a se transformar num conceito, onde o orgânico significa um protesto contra a personalidade dividida, contra a cultura dividida.
“Uma arquitetura orgânica significa nem mais nem menos uma sociedade orgânica. Os ideais orgânicos em arquitetura refutam as regras impostas pelo esteticismo e pelo mero bom gosto, assim como a gente a quem pertencerá esta arquitetura refutará as imposições que estão em desacordo com a natureza e o caráter do homem” palavras de Frank Loyd Whright .

Esta teoria onde o homem é simpático aos processos orgânicos da natureza, ou seja, na abstração das formas regulares. Uma questão psicológica humana que busca nas formas abstratas um refúgio das intempéries.
Muitos arquitetos buscam a expressão orgânica na arquitetura. A tentativa do arquiteto que se identifica com a Arquitetura Orgânica é buscar na sua forma de expressão o movimento e o dinamismo na composição dos espaços. Ao usuário desta arquitetura resulta o bem estar e questões relacionadas à vida, apoiando e incentivando os processos vitais.
O significado do termo orgânico é onde a atenção dos arquitetos seja voltada à vida e ao bem estar do homem na casa, organizando-a de acordo com suas exigências individuais. Com uma maior preocupação pela vida do homem, onde ele não é um simples expectador, mas tem um edifício em sinergia com suas sensações físicas e psicológicas. O orgânico procura a felicidade psicológica, física e espiritual do homem. Um atributo que tinha na sua base uma idéia social, de uma arquitetura que quer ser, antes de humanística, humana.

Hoje este conceito busca cada vez mais a integração com a natureza. Exemplo dessa arquitetura ainda nos fazem ficar impressionados, como a casa projetada pelo arquiteto Kitaro Ide. Em meio as árvores este incrível retiro de férias, formado por duas elipses de concreto armado que se movimentam ao redor de uma árvore. Inspirado pela casca de uma concha, é verdadeiramente surpreendente, onde suas curvas se integram harmonicamente com a natureza. As formas, as linhas, a leveza e o visual surpreendente fazem deste incrível projeto uma prova de que podemos muito mais!








5 comentários:

  1. Existe um curso específico na área? Ou precisa fazer somente Arquitetura e/ou Urbanismo?

    ResponderExcluir
  2. Sim, você tem que fazer Arquitetura, e precisa também de um Engenheiro, pois um não vive sem o outro.

    ResponderExcluir
  3. Você precisa estudar todos os conceitos, normas e tecnicas do curso de Arquitetura e Urbanismo. O que vai definir se vc será organicista, não é a formação, já que na faculdade você também vê infinitas correntes, escolas e estilo. O que define sua predisposição à esse tipo de arquitetura é você mesmo. Se é disso que vc gosta, faça arquitetura, pegue seu diploma e vá mudar o mundo, pois estamos precisando! PS: não será uma tarefa nada facil, uma vez que a especulação dos espaços está mais preocupada com outras coisas e não com a 'casinha implantada no terreno de forma harmoniosa'. rs

    ResponderExcluir
  4. Existe o pos-contemporaneo na arquitetura como estilo ou periodo?
    Ou sera somente uma corrente ou escola pos modernidade?

    ResponderExcluir