Design Escandinavo

Incontestável tendência ao longo das décadas

Desde os anos 30 que o design Escandinavo se destaca pela funcionalidade, praticidade e simplicidade das formas. Tradicionalmente, os designers Escandinavos sempre procuraram desenvolver produtos adequados, de forma a proporcionar a quem compra, mais qualidade de vida e uma significativa melhoria do dia a dia, pois se focavam principalmente em produtos para casa (têxteis, mobiliários, cerâmicas,...).
Através de muitas gerações e pela estreita ligação à Natureza, presente em todos os países Escandinavos, descobriram-se cores e uma vasta variedade de formas, originais desse mesmo mundo natural, seja na forma das curvas suaves que acolhem um lago, ou mesmo na textura de um tronco de árvore.


Este fascínio na obtenção da forma ideal faz com que o designer trabalhe durante um longo período de tempo até criar a melhor solução, tendo sempre em conta a sua utilização final, ou seja, sua funcionalidade. Por esta razão e por tal persistência, existem clássicos que se mantêm em produção ao longo de década. Estas peças são a prova incontestável de que o design é excelente, o produto é de alta qualidade e que são peças que sobrevivem a modas e tendências ao longo dos anos.

Desde que os egípcios inventaram a cadeira, por volta do ano 2700 a.C., o homem tenta descobrir uma fórmula capaz de transformar esta imprescindível peça do mobiliário em um objeto confortável, bonito e decorativo. E as cadeiras com certeza são o icone do design Escandinavo. Donos de um traço reconhecido no mundo todo pela sofisticação e beleza, os designers nórdicos são criadores de móveis que seduzem como uma obra de arte, mas não isso somente. Eles trazem o conceito de que os móveis não devem apenas ser confortáveis e belos. É preciso que facilitem a convivência dentro e fora de casa. Assim, uma cadeira de descanso vira uma poltrona deliciosa para reuniões e a mesa de trabalho pode rapidamente se transformar em uma mesa de chá entre os funcionários.

Atualmente, os valores principais aplicados a um bom design – durabilidade, integridade, acessibilidade, praticidade e sustentabilidade – continuam a predominar no design Escandinavo e são encarados com uma atitude convicta, de que objetos de design, devem ser apreciados não apenas por um pequeno grupo economicamente mais favorecido, e sim, por todas as pessoas que valorizem o seu conceito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário