Casas Containers

Isso mesmo! Uma casa feita a partir de containers.
Em países de tradição portuária, o reaproveitamento de containers na arquitetura contemporânea vem sendo feito com sucesso. Com característica modular e geométrica dos containers, a criação de casas parece uma brincadeira com peças de lego gigantes. Mas são casas de verdade que estão sendo construídas a partir de containers que passaram anos transportando mercadorias de um porto a outro, e já sem utilidade comercial, viraram sucata.




As vantagens são notáveis: custos menores e tempo de obra bastante reduzido além de ter como ponto de partida valores socialmente corretos como a reciclagem e a sustentabilidade.
A idéia se estende também para as construções comerciais, podendo ser desde um simples quiosque como o Café Illy até grandes lojas como a Puma Container Store.
 



A tendência se firmou nos estados Unidos e em países da Europa. Agora, acaba de chegar ao Brasil, onde encontrou um espaço pouco explorado no que se refere à mecanização e pré-fabricação na construção.
Exemplo disso é a arquiteta catarinense Lívia Ferraro, autora do projeto Ferraro Container Habitat e começou a vender seus primeiros projetos. O módulo básico de 15 metros quadrados custa R$ 39 mil. O acabamento (piso em bambu laminado e uso de pneu reciclado) e mobília ( mesas e bancos embutidos e sofá cama) estão incluídos. A casa também vem com armazenamento de água de chuva, painéis de energia solar e sistema de tratamento de resíduos. Sustentabilidade aliada a bom gosto e inovação.


Esse tipo de construção também pode atender a demanda por construções de baixo custo, com rapidez de execução - de no máximo três semanas - e pode ser uma opção em caso de catástrofes naturais, servindo de alojamentos temporários para grandes populações, mostrando a versatilidade da proposta. Isso foi o ponto inicial para a solução de moradias para estudantes universitários na Holanda, onde eles fizeram uma Vila Universitária a partir de containers.



Há também a possibilidade de ser utlizada em construção de alto padrão como os exemplos abaixo, que utilizaram container como base para construção.




 

Em alguns casos não dá para perceber depois da construção pronta que foi utilizado containers, como o caso do Hotel Travelodge, em Uxbridge.




Seguem abaixo mais alguns exemplos desse tipo de construção.