Estilo Vintage

O estilo vintage é aquilo que parece de outros tempos. Pode ser definido como um apanhado do que há de melhor em cada década, aquilo que foi referência em determinada época e pode acontecer em todos os setores. O estilo abrange o universo da arquitetura, da moda, do design, da música, também nas artes e na cultura. Mas normalmente quando nos referimos ao estilo vintage, trata-se dos anos 20 até a década de 80.

Quando escutamos a expressão vintage, logo vem a lembrança da famosa Egg Chair criada há 50 anos pelo designer dinamarquês Arne Jacobsen. Ou então a mesa da linha Tulip criada pelo designer finlandes Eeron Saarinen. Assim como os pés-palito dos móveis da década de 50 e também as geladeira e cozinhas coloridas que tinham um ar futurista.
Egg Chair do designer Arne Jacobsen
Cozinha da década de 70 e 80

Na arquitetura esse estilo é muito utilizado no design de interiores, onde o projeto busca as influências passadas e celebradas na história do design, para compor os ambientes. Isso se vê em móveis, objetos e lustres, enfim, produtos das décadas de 50, 60 e 70 de designers de destaque. Os ambientes podem combinar a arquitetura moderna, clean e arrojada, com esses objetos ousados, lindos e cheios de história.

Hoje em dia existem vários fabricantes que produzem mobiliário e elementos decorativos inspirados no estilo vintage. Mas também é super divertido procurar peças originais em feiras e lojas de antiguidades (ou de segunda mão) ou até mesmo alguma antiguidade de família!

O estilo ganhou tanto destaque que várias empresas de eletrodomésticos e eletroportáteis estão investindo em produtos com essas características, que parecem da casa da vovó, mas que voltam repáginados para marcar presença em nossas casas.

Algumas características do estilo vintage na arquitetura de interiores:
- cores sólidas e fortes, como laranja, verde, vermelho, amarelo, lilás, etc.;
- estampas floridas, xadrez, psicodélicos, formas geométricas e abstratas;
- tecido com textura, como vinil, veludo, felpos, plástico, rendas, chenilhe, ...;
- os materiais mais utilizados são a madeira (não trabalhada), os cromados, espelhados, linóleo entre outros;
- pernas pontiagudas e sempre à vista;
- papel de parede também é muito utilizado nesse estilo;
- objetos divertidos como telefones antigos e pesados, eletroportáteis com cores vibrantes e design retrô, esculturas e obras de arte com visuais fortes fazem todas parte do espírito vintage.

Confira alguns lançamentos:

 A Linha SMEG

A Cafeteira de Expresso da ARNO
A televisão retro da LG

O frigobar da BRASTEMP
O fogão da Viking (caríssimo mas lindo)
esses são apenas alguns exemplos, existem vários outros, é só procurar que encontrará aos montes!

Alguns exemplos de ambientes com influência do estilo vintage: